Ortodontia

Desgaste Interproximal - IPR

 

O que é desgaste interproximal?

Os desgastes dentários são uma forma de conseguir espaço adicional para o alinhamento dentário, por meio de remoção do esmalte, deixando os dentes ligeiramente menores.

 

Qual o objetivo do desgaste interproximal?

Tem por objetivo objetivo corrigir apinhamento (falta de espaço no arco dentário) suave ou moderado, bem como eliminar a desproporção natural de tamanho dentário entre os arcos.

 
IPRIPR

 

 

 
IPRIPR

 

Como o desgaste interproximal é conhecido?

A nomenclatura atual utiliza os termos como stripping, redução do esmalte, redução seletiva, recontorno ou reaproximação dentária ou IPR (Interproximal Reduction), o maior contribuinte para o problema é o tamanho dentário.

 

Qual a vantagem do desgaste interproximal?

A principal vantagem deste procedimento é a redução do tempo de tratamento, pois a quantidade de esmalte desgastado normalmente corresponde ao espaço necessário para realizar os ajustes ortodônticos planejados.

Em muitos casos os dentes anteriores podem ser desgastados pela IPR antes, durante ou após o tratamento ortodôntico, com a finalidade de criar equilíbrio e harmonia entre os dentes.

O procedimento contribui para o sucesso do tratamento ortodôntico e ainda para a estabilidade dos resultados obtidos após a remoção dos braquetes ou durante o tratamento com alinhadores.

Esta técnica foi introduzida no tratamento ortodôntico em 1940 e pode ser utilizada isoladamente ou em combinação com o aparelho ortodôntico fixo ou alinhadores.

 
IPRIPR

 

 

Estudos realizados com pacientes submetidos ao desgaste interproximal mostraram que o procedimento não deixou os dentes mais suscetíveis à cárie ou predispostos a problemas gengivais.

 

Como o desgaste interproximal funciona?

O ortodontista identifica quais dentes serão desgastados.

O esmalte é removido de cada lado dos dentes, na região do contato entre eles. A remoção do esmalte pode ser manual ou com o auxílio de instrumentos odontológicos.

 
IPRIPR

 

 

São vários os instrumentos odontológicos utilizados para realização do desgaste: a lixa de aço, a ponta diamantada montada em alta rotação, o disco de lixa unifacetado e as brocas de tungstênio.

 
IPRIPR

 

 

O ortodontista remove cuidadosamente a quantidade de esmalte necessária, deixando apenas o suficiente para a manutenção da saúde.

Após a remoção do esmalte, o ortodontista obtém o espaço necessário para que os dentes sejam bem posicionados, permitindo-se, com isso, uma aparência mais agradável.

Para definir quais dentes serão desgastados, o ortodontista leva em conta determinados fatores, como o tamanho e a forma do dente, sua posição e alinhamento e o formato da face.

Lembre-se que os dentes anteriores proporcionam a base sobre a qual os lábios repousam e portanto a posição deles exerce uma significativa influência na aparência facial.

Fontes: American Association of Orthodontists (AAO) - Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR)