Disfunção da ATM

As desordens temporomandibulares (DTMs) são disfunções de múltipla etiologia que atingem os músculos faciais e a articulação temporomandibular (ATM) e são caracterizadas por dor na região pré-auricular, limitação de movimentos mandibulares, ruídos na articulação, sensibilidade muscular à palpação e inflamação articular.
As placas interoclusais (PI) ou splints oclusais podem ser indicadas para os casos de DTMs. O tratamento conservador, reversível e não invasivo é um dos princípios básicos no gerenciamento das DTMs.

Os aparelhos interoclusias são úteis para pesquisar certos fatores etiológicos. Quando uma maloclusão é suspeita de ser causadora de um a DTM, a terapia por aparelho oclusal pode rapidamente e de uma maneira reversível introduzir uma condição oclusal mais desejável, assim se não houver remissão dos sintomas das DTMs a probabilidade da maloclusão ser um fator etiológico é pequeno.

Description: ATMExistem dois tipos de placas de recobrimento total dos arcos, as reposicionadoras e as miorrelaxantes. As miorrelaxantes permitem que os músculos funcionem de acordo com suas interações coordenadas, eliminando assim a causa e efeito da descoordenação muscular, por esta razão são muitas vezes chamadas também de desprogramadores musculares.Description: Placa miorelaxante

As placas reposicionadoras quando adaptadas na cavidade bucal mantêm a mandíbula numa posição mais anterior do que a posição de máxima intercuspidação do paciente, promovendo em alguns casos a recuperação do disco articular e restabelecendo uma função normal.

A grande dificuldade em se avaliar na literatura a efetividade da terapêutica dos splints oclusais, reside no fato da não existência de uma padronização das pesquisas, em relação aos instrumentos utilizados, ao índice empregado para avaliação do sucesso ou insucesso e ao tempo do uso das PLs entre outros.
Description: ATM
O fator emocional do paciente pode influenciar de maneira decisiva no sucesso do tratamento.

Dores de Cabeça: a dor muscular localizada na região de masseter e de temporal anterior é sempre identificada como fator iniciante das dores de cabeça localizadas na região frontal, temporal e parietal. Isto é interessante ressaltar quando 70% dos pacientes com DTMs apresentam dores de cabeça recorrentes. Deve-se ressaltar que fatores oclusais podem estar relacionados como possíveis agentes etiológicos das dores na região de cabeça e pescoço.

Dores na ATM: a dor na ATM origina-se nos tecidos periarticulares que contém nociceptores quando estes ligamentos são comprimidos ou alongados, os nociceptores enviam sinais que são captados como dor articular. E se estas estruturas articulares entram em colapso, a inflamação pode produzir uma dor constante que é exacerbada pelos movimentos mandibulares.
Um dos sintomas mais comuns das DTMs é a dor na região pré auricular que está presente quando há alguma movimentação da mandíbula ou até mesmo no repouso. Existem inúmeros fatores que podem levar a sintomatologia dolorosa da ATM, porém os mais comuns são devido a traumas adversos e esforços repetitivos da ATM (hábitos parafuncionais) com conseqüente degeneração e inflamação das estruturas articulares. Uma alternativa comumente usada para terapia de dores articulares é a prescrição de antiinflamatórios, porém a avaliação do real efeito da terapia medicamentosa versus a terapia por PIs devem ser melhor esclarecidos.

Dores musculares: as terminações nervosas localizadas nos músculos são altamente sensíveis ao aumento do ácido láctico e a isquemia, e quando são sensibilizadas por estes mecanismos, as terminações nervosas interpretam os estímulos como dor. A condição oclusal pode aumentar a hiperatividade muscular diurna a um grau maior que a atividade noturna e dessa forma condições oclusais desfavoráveis podem aumentar ao máximo a atividade e tônus do músculo que por sua vez leva ao colapso. Cabe ressaltar que as PIs são altamente efetivas para os pacientes que sofrem de dores dos músculos da mastigação.

Description: ATMA literatura parece clara em relação aos efeitos benéficos das PI de relaxamento no tratamento das dores articulares, musculares e de cabeça. Uma vez que o diagnóstico das DTMs requer cautela e conhecimento dos possíveis fatores que estejam causando a disfunção no sistema estomatognático, as placas servem principalmente como método de diagnóstico e ao mesmo tempo aliviam as dores agudas que quase sempre acompanham as DTMs.

Description: Placa miorelaxanteA terapia por PIs é uma forma de tratamento conservador e muito valiosa na remissão dos sinais e sintomas das DTMs, e juntamente com outras terapias tais como: o calor úmido, exercícios de alongamento muscular, os relaxamentos psicológicos, a orientação de uma dieta macia, a manutenção de hábitos corretos de postura entre outros, promovem um sucesso na grande maioria dos casos.

Fonte: Revista Paulista de Odontologia Ano XXV – n°5 – Setembro – 2003