Tratamento ortodôntico em pacientes com problemas periodontais

Quais são os sinais de uma gengiva inflamada?

Os sinais de inflamação da gengiva segundo a Associação Americana Dental (ADA) podem incluir: gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida, bem como quando há sangramento na gengiva ao escovar os dentes, ou quando da utilização do fio dental. Outros sintomas incluem mau hálito e tecido gengival que não adere ao dente e que pode apresentar uma retração, isto é o afastamento da gengiva do dente.

Doença Periodontal

Quais são as causas das doenças gengivais?

As doenças gengivais são comumente causadas pelo desenvolvimento do biofilme, também conhecido como placa bacteriana, que é uma película pegajosa que se forma continuamente nos dentes e na linha da gengiva. Uma vez que a placa bacteriana contém bactérias, que, por sua vez, libera toxinas prejudiciais, ela, quando não removida, irá irritar a sua gengiva, levando a inflamação. Quando deixada sem tratamento, a gengiva inflamada pode formar bolsas periodontais que vão continuar retendo placa bacteriana embaixo da linha da gengiva. Essa complicação vai acabar irritando ainda mais o tecido. Se você não tomar uma iniciativa contra esse processo, ele vai seguir adiante até destruir o osso e outros tecidos que dão suporte aos dentes.

Doença Periodontal

A principal causa de inflamação da gengiva é a placa bacteriana, mas outros fatores podem contribuir para esse problema ou aumentar a probabilidade de seu desenvolvimento, segundo a Academia Americana de Periodontia (AAP). Estresse, má nutrição, uso de tabaco, obesidade e ter ultrapassado os 65 anos aumentam o risco. Se você tem uma doença que afeta o sistema inflamatório do seu corpo, ou se aperta os dentes uns contra os outros (apertamento), você está correndo risco de desenvolver um caso mais severo.

Como prevenir a inflamação da gengiva?

A principal ação que você pode fazer para evitar essa condição é prevenir a formação da placa bacteriana ao escovar bem os dentes 4 vezes ao dia (antes e depois do café da manhã, depois do almoço e depois do jantar)e passar fio dental todos os dias depois do almoço e jantar. Você também pode fazer uso de um enxaguatório bucal antimicrobiano (pergunte ao seu ortodontista). Mesmo se você mantiver uma boa higiene bucal, a placa bacteriana pode endurecer e formar um rígido depósito chamado tártaro (cálculo), que pode ser removido somente com uma limpeza profissional realizada por um dentista. Visitas regulares ao seu dentista são importantes porque ele pode procurar por sinais de inflamação na gengiva e dar orientações para conservar a saúde da sua boca. Além de manter os dentes limpos, aconselha-se evitar o tabaco e seguir uma dieta saudável.

Doença Periodontal

Conhecer as causas que levam à inflamação da gengiva, ajudará a evitar ou até mesmo abandonar os hábitos que pioram o quadro. A boa notícia é que, com exceção de casos atípicos, pode-se prevenir a inflamação da gengiva cuidando regularmente da sua higiene bucal em casa e consultado o dentista a cada 6 meses.

O que é gengivite?

A gengivite é o primeiro estágio da doença periodontal e, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos (NIDCR), pode ser revertida com tratamento adequado. Entretanto, a gengivite grave pode progredir para a periodontite, que exigirá um tratamento muito mais cuidadoso. As crianças correm o mesmo risco de ter gengivite que seus pais, mas outros fatores podem aumentar esse risco nas crianças.

Doença Periodontal

Como identificar os sinais da gengivite?

A gengivite, causada por bactérias bucais irritantes na placa bacteriana, produz sintomas que podem ser facilmente ignorados se você não estiver atento. A Academia Americana de Periodontia (AAP) afirma que pessoas com gengivite podem nem mesmo sentir dor na gengiva nessa fase, mas o tecido gengival fica normalmente vermelho e inchado, em vez de rosa e firme. O sangramento gengival é outro sintoma, e mesmo casos isolados de sangramento podem sugerir que um problema está surgindo.

Doença Periodontal

Muitas pessoas apresentam a doença periodontal, mas não sabem que têm essa grave infecção. As doenças periodontais são infecções da gengiva que causam destruição do osso que fornece suporte aos dentes. Um indicador importante de doença periodontal é a inflamação, que é a forma do corpo se defender e se proteger contra infecções. É importante que os indivíduos reconheçam os sinais e sintomas de doenças periodontais. Há diferentes métodos de tratamento disponíveis para doenças periodontais.

Quais são as causas da doença periodontal?

As doenças periodontais são causadas pela placa bacteriana (biofilme), uma película pegajosa que se forma continuamente ao redor dos dentes. O acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes pode avançar por baixo do tecido gengival. Quando a placa bacteriana se instala, com o tempo endurece formando cálculo dentário, conhecido como tártaro. Na boca saudável, o tecido gengival e osso se aderem bem ao redor dos dentes; no entanto, quando a doença periodontal se manifesta, o osso e a gengiva ficam comprometidos, formando bolsas ao redor dos dentes. Com o passar do tempo, essas bolsas se tornam mais profundas, o que permite que a placa bacteriana se instale e aumente. A placa bacteriana pode ser removida com a escovação diária, uso do fio dental e limpeza dentária de rotina, o que pode ajudar a diminuir o risco de doenças periodontais.

Doença Periodontal

O paciente com doença periodontal pode fazer tratamento ortodôntico?

Sim pode, desde que o paciente já esteja em fase de manutenção periodontal isto é, o paciente já realizou o tratamento periodontal e está sob controle e deve estar acompanhado pelo seu periodontista.Além disso é necessário as radiografias periapicais da boca toda pois é um item de diagnóstico muito importante. As visitas ao periodontista continuam frequentes para que o paciente receba a instrução de higiene buccal logo após a instalação do aparelho ortodôntico e demais procedimentos que o periodontista julgar necessário.

Doença PeriodontalDoença Periodontal

A movimentação ortodôntica poderá agravar a perda óssea?

Não, desde que todo o periodonto que inclui o osso e a gengiva sejam mantidos com saúde. O osso mesmo em menor quantidade responde da mesma forma que nos pacientes sem doença. Por isso a importância do controle periódico do periodontista. Caso ocorra inflamação gengival durante a movimentação ortodôntica, aí então o processo de perda óssea será agravado.

Doença PeriodontalDoença Periodontal

Portanto não existem limitações nessa modalidade de tratamento?

Existem limitações. Apesar de não ocorrerem perdas ósseas adicionais, o fato do paciente em fase de manutenção periodontal apresentar suporte ósseo reduzido pode ocorrer sobrecarga de força no ápice da raiz durante a movimentação, predispondo o dente à reabsorção do ápice radicular. Para reduzir esses efeitos indesejados devem ser usadas forças leves na movimentação ortodôntica e também aumentar o intervalo entre as consultas de ativação.

Doença PeriodontalDoença Periodontal

Ao final do tratamento ortodôntico será necessário algum outro aparelho para estabilizar os resultados obtidos?

Sim, ao final do tratamento ortodôntico o aparelho removível superior, inferior e às vezes um fio colado na região dentária interna inferior. No caso de pacientes que apresentam perdas ósseas generalizadas, essas contenções deverão ser permanentes, ou seja, para a vida toda, e os controles periódicos no periodontista devem continuar indefinidamente, pois a possibilidade de recorrência da doença periodontal permanece e pode ser evitada com esses cuidados.