Perda dentária


Os adultos devem sempre buscar a restauração da oclusão que com o passar dos anos pode apresentar alterações, principalmente decorrente do desgaste durante a mastigação e também pela perda frequente de elementos dentários entre os adultos.

Frequentemente nos deparamos com a perda de alguns elementos dentários na população adulta.

É um processo de desenvolvimento lento, que pode causar muitos problemas, tais como:

- movimentação dos dentes na direção do espaço (do dente ausente);
- dificuldade na mastigação;
- dores musculares;
- problemas na ATM (articulação temporomandibular);
- desequilíbrio da oclusão;
- contatos oclusias indesejáveis entre os dentes.




Extrusão dentária

A perda (extração) de um dente pode causar sérios danos na oclusão do paciente.

O ideal é que o fato não ocorra, empregando-se dispositivos para a manutenção do espaço, contudo, frente ao problema se fazem necessárias condutas mecânicas que recuperem o espaço.

Os dentes da região afetada tendem a buscar um contato com o seu antagonista, mas como ele foi extraído ocorre uma migração para o espaço da extração provocando deformidades na oclusão.



Intrusão dentária

Na presença da extrusão dentária não será possível restaurar a oclusão pois não temos espaço suficiente para a instalação de um implante.

Portanto é muito frequente a busca dos pacientes adultos para correção ortodôntica, no sentido de 'intruir' (movimento de realocação) do dente em direção ao alvéolo dentário.

Após a movimentação do dente o paciente pode ser encaminhado para a reabilitação e iniciar a instalação do implante e restabelecer a harmonia ea saúde do sorriso.




Verticalização de molar

As perdas de espaço na região posterior, geralmente são acompanhadas de angulações dentárias.

Existe a necessidade de correção ortodôntica, para recuperar a oclusão e a saúde bucal do paciente.


Quando perda dentária acontece o dente vizinho ao espaço inicia uma migração na tentativa de ajuste do problema buscando o contato com o dente mais próximo do espaço acarretando uma angulação inadequada do dente reduzindo o espaço entre os dente.

Caso esse mal posicionamento dentário não seja tratado a situação pode se agravar ao longo do tempo, por isso a necessidade de verticalizar o dente que migrou, retornando para a sua posição original para que ele continue recebendo as forças da mastigação no sentido correto, buscando sempre a restauração da oclusão.